Como definir as etapas de venda

Veja como funciona e o que não se deve fazer para abordar um cliente.

Post por Proevo Tecnologia em 08/10/2018

O processo de venda é cada vez mais um desafio para o mercado, pois os clientes estão muito exigentes e, quando o vendedor não sabe usar bem o tempo das pessoas, pode deixá-las intolerantes às formas de prospecção.

Nós trouxemos para você algumas dicas para definir bem as etapas de venda e obter sucesso nas conversões. Assim você aprende o que funciona e o que não se deve fazer para abordar um cliente.

Definindo as primeiras etapas de venda

Sobre as primeiras etapas, você deve ter clareza de que elas não começam no contato com o cliente. Aqui você começa fazendo muita pesquisa e preparando estratégias.

Você deve se atentar primeiramente em saber tudo que a sua empresa representa no mercado. Procure saber sobre os valores da marca, como ela se sobressai com relação aos seus concorrentes e como resolver problemas dos seus clientes em potencial.

Depois disso, você deve se atentar ao público consumidor do seu produto. Pesquise e defina bem o seu público alvo antes de fazer a abordagem.

Checklist das primeiras etapas de venda

  • Se informar sobre a empresa para qual trabalha
  • Conhecer a concorrência do mercado
  • Conhecer as vantagens do seu produto sobre o mercado
  • Definir o público alvo

Definindo as necessidades do seu púbico alvo

Após saber qual é o público que você deve trabalhar, é hora de conhecer as necessidades, seus anseios e o que é preciso melhorar na sua oferta. Só assim você vai conhecer as dores do cliente e aprender como usá-las ao seu favor.

Quando você conhece as dores do cliente, você pode oferecer soluções e deixá-lo mais propenso a confiar no que você tem a oferecer. Veja um exemplo de checklist das necessidades do público alvo

  • Faça pesquisas e questionários para conhecer o público
  • Saiba as dores que seu cliente carrega e que seu produto pode resolver
  • Veja o que é preciso melhorar na sua proposta
  • Melhore também o que é possível para que seu produto saia em vantagem

Definindo as formas de conscientização do cliente em potencial

Se você já tem em mãos tudo que precisa para abordar o seu cliente, é hora de eliminar barreiras para chegar até a conversão da venda. Aqui é onde acontece a geração de Leads (pessoas interessadas em comprar seu produto).

Para isso você deve utilizar conteúdo. Com a estratégia de marketing de conteúdo você conscientiza o cliente da necessidade de utilizar o seu serviço e incorpora o seu produto no estilo de vida do leitor.

Veja algumas formas de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para prospectar clientes:

  • Mídias sociais para interação e engajamento
  • Blog com artigos sobre o assunto
  • Conteúdo em vídeo para o Youtube

Abordagem e finalização da venda

Depois de eliminar todas as barreiras, trabalhe em cima dos leads que o seu conteúdo gera. Assim você terá mais chances de conseguir fechar uma venda mais rápida.

A abordagem pode ser feita por meio de mídias sociais, telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente. Além disso, ao executar a etapa final, procure estar tranquilo com relação ao valor que o seu produto agrega.

Ao ter consciência do seu valor, você entende que o seu produto é importante e não precisa correr desesperadamente atrás do cliente. Boas práticas de atendimento fazem com que sua marca seja bem vista no mercado.

Gostou das dicas? Não deixe de continuar nos acompanhado para saber mais como impulsionar o seu negócio!

Redes sociais

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações